Os Meus Ingredientes

  Como já tinha contado, antes de me tornar vegetariana fiz algumas dietas e segui dois planos alimentares, os quais me deram a conhecer grande parte dos alimentos que consumo actualmente.

  Assim sendo, foi muito fácil a adaptação à nova alimentação, tendo apenas introduzido as alternativas vegetais à proteína animal, como o caso do tofu, do seitan e dos “lácteos de soja.”

  Apresento-vos uma lista do ingredientes que são essenciais na minha despensa e frigorífico.

Frutas Frescas 
 

·        Banana ,pêra; maçã; morango, framboesa, mirtilo,  abacate, abacaxi; laranja, meloa, melão; melância; kiwi.

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Legumes e tubérculos 

·     Cogumelos frescos, beterraba, cenoura, couve coração, couve flor, couve galega, couve lombarda, pepino, pimentos, cenouras, aipo, alface, rúcula, alhos, batata doce, gengibre,

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Massas Integrais

·       Esparguete, fusilli, penne.

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Cereais Integrais

·     Arroz preto, arroz basmati, arroz integral, aveia, trigo sarraceno (que não é um cereal de verdade).

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Leguminosas (secas ou já preparadas em frasco/lata)

·    Feijão vermelho, feijão preto, feijão manteiga, grão de bico, ervilhas, lentilhas, milho.

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Farinhas

·   Farinha de côco, farinha de arroz, farinha de alfarroba, farinha integral, farinha de aveia, farinha de amêndoa, fermento e farinha maizena (amido de milho).

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Têmperos

·     Molho de soja, vinagre de maçã, tamari, tahini.

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Adoçantes

·  Tâmaras medjool, passas, figos secos,  xarope de agave, cacau cru, chocolate preto (mín.70% cacau), stevia (que na verdade já quase não uso, mas que pode ser uma maneira de se irem desabituando do açúcar).

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Gorduras Vegetais

·    Azeite, óleo de sésamo tostado, óleo de côco.

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Frutos Secos

·  Amêndoas, castanha do pará, avelãs, nozes, pinhões, nozes de macadâmia,  nozes pecãs.

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Alternativas aos Lácteos

·    Bebida de soja, bebida de arroz, bebida de aveia, bebida de amêndoa, quark de soja, creme de soja, iogurte de soja natural, iogurte de soja de amêndoa, iogurte de soja de côco, creme para barrar com óleo de côco.

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Alternativas à proteína animal

·    Seitan, tofu, soja granulada, bifes de soja, salsichas de soja (apenas para emergências, pois evito alimentos processados).

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Sementes

·   Sementes de chia, sementes de sésamo, sementes de girassol, sementes de linhaça moídas.

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Superalimentos

·    Algas nori, bagas de goji, sementes de cânhamo, açaí em pó ou em polpa congelada.

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Especiarias

·    Açafrão, canela, canela em pau, caril, manjericão, oregãos, ervas da provença, cominhos, bicarbonato de sódio, mistura de pimentas, colorau, noz moscada.

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