Almoço · Jantar · Receitas Fáceis & Rápidas

Guia Prático Para (não) Irritar Um Vegetariano

GUIA PRÁTICO

Ora bem, já basta a vida não vir com manual de instruções, não é?

Olha agora ter que lidar com um vegetariano! Pfff! Essas criaturas estranhas, misteriosas e idílicas… que não comem carne, nem peixe… isso é muito complicado!

Pois bem. Eis que a pensar em si, (sim, em si que partilha desta opinião de que os vegetarianos deviam vir com manual) deixo-lhe uma piquena cábula, para se ir orientando e viver em paz e harmonia, com esta espécie.

  1. Faço-te uma saladinha.

Pelo amor da santinha! Não há nada mais irritante do que oferecerem folhas a um vegetariano. Ser vegetariano não é sinónimo de se passar fome, nem tão pouco de se comer comida fria e com pouca sustança! NÃO OFEREÇAM UMA SALADA em que circunstância for. É insultuoso.

Se pretendem brilhar e servir uma refeição agradável, usem leguminosas, arroz, batatas, massa, frutos secos, legumes, tofu, seitan ou tempeh… Se não tiverem nenhum destes últimos três, faça um assado, um arroz de feijão, uma feijoada de cogumelos, umas migas, um hummus (receita aqui)… tudo menos (só) uma salada.

 

2. Anda lá, é só hoje!

Como hei-de explicar isto? Está a ver o seu clube de futebol? Aquele pelo qual sempre torceu, sempre amou, aquele pelo qual grita, transpira e vê quase em apneia 90 minutos seguidos de um jogo? Aquele pelo qual sacrifica jantares de família, pelo qual sente uma paixão inabalável sem que lhe tivessem feito essa imposição? Pronto. Imagine agora que alguém lhe disse que “só hoje” vai ser do clube rival. Vai pôr o cachecol do outro clube e gritar até ficar sem voz. “Só hoje”. Não lhe parece, pois não? Conversa arrumada.

 

3. Então e atum ou bacalhau?

Os vegetarianos não comem nem peixe, nem carne. Pode ser um choque para si o que vai ler a seguir, mas algum dia tinha que descobrir: tanto o bacalhau, como o atum são peixes! Não, eles não nascem em latas, nem espalmados e salgados.

Algures no tempo, eles já foram um peixe livre a dar uso às suas barbatanas.

Não, os vegetarianos não comem nem atum, nem bacalhau.

 

4. Então e a proteína?

Antes de eu ser vegetariana, nunca ninguém quis saber se comia proteína . Nem a mais nem a menos.

De repente, assim que decido não comer mais nada de origem animal (ou pelo menos tentar… ainda estou a anos luz de ser vegan) o meu consumo de proteína passa a ser assunto de café.

Sim, os vegetarianos ingerem proteína suficiente. PROTEÍNA VEGETAL! Ela existe!!!

Aconselho sempre toda a gente a visitar um profissional de saúde, pois podem estar a adoptar uma dieta completamente desajustada do ponto de vista nutricional. Sim, só ouço críticas à minha alimentação se forem feitas por um dietista/nutricionista. Caso contrário, seria o mesmo que eu com os meus conhecimentos na área de informática ir defender um réu ao tribunal.

 

5. Ah! Tu assim nem tens força!

Duas palavras: Patrik Baboumian (homem mais forte do mundo – É VEGAN!!!)

 

6. Assim nem tens prazer a comer!

Mas haverá maior prazer do que comer bem, sem matar animais, sem crueldade… sem comer cadáveres? Quem costuma ter estas tiradas, normalmente oferece salada para a refeição… daí achar que não pode haver prazer em comer comida vegetariana.

Veja a galeria de imagens do Diário. Parece-lhe mesmo que não temos prazer a comer???

 

7. E ovos? A sério que comes ovos? Mas assim estás a fazer um aborto à galinha.

Confesso que assim que ouvi isto, fiquei tão estupefacta com tanta ignorância concentrada, que nem pestanejei. Nem sequer argumentei.

Ainda hoje tenho dificuldades em dar uma dica para contornar a explosão de raiva e consequente levantamento do dedo do meio da pessoa a quem está a dizer isto. É que é tão ridículo dizerem-me que “como comi um ovo, fiz um aborto à galinha”, que dou voltas e voltas ao cérebro e nada me  sai. Pelo menos nada de educado e elegante.

Um aborto deveria ter sido feito há anos atrás…

 

8. Então e as alfaces? Também são seres vivos e têm sentimentos.

Penso que pela altura da escola primária aprendemos que existe o Reino Animal e o Reino Vegetal. Aprendemos também que os porcos, os frangos e as vacas fazem parte do Reino Animal, e que as plantas, as flores, as árvores fazem parte do Reino Vegetal. E porquê? Porque ao contrário dos animais, os seres do Reino Vegetal não têm SISTEMA NERVOSO CENTRAL que lhes confere a capacidade de ter sensações físicas e emocionais. É também através do sistema nervoso central que um ser é capacitado dos 5 sentidos principais: visão, audição, tacto, olfacto e paladar.

Alguma vez viu uma alface com olhos, nariz e boca?

 

9. És vegetariana? Mas tu não és magra…

Pois não! Mas isso é uma situação reversível… a sua estupidez é que já é crónica.

 

10. Não te queria dizer para não comeres, mas o bolo que fiz tinha leite (ou ovos, ou gelatina, ou manteiga…)

NUNCA mas NUNCA faça uma coisa destas a um vegetariano.

Se a honestidade e integridade não chegarem, então que seja pelo simples facto de que a pessoa a quem mentiu jamais voltará a comer em sua casa ou a acreditar em si.

Aceite que existem escolhas diferentes. Que fizemos uma opção e que não será pelo seu umbigo que ela vai mudar!

Nunca minta, nunca critique, nunca goze. Ninguém lhe está a impor nada. Pelo contrário… até deixamos mais cadáveres na prateleira para você consumir!

 

E para não dizerem que eu não sou amiga, fica a receita de um assado rápido. Aquele que vais substituir a saladinha e que basicamente é composto pelos legumes que ficaram no fundo da gaveta do frigorífico!

 

Assado rápido (4 pessoas)

22218106_1592203617467361_236552146_o

Ingredientes

250 gr de seitan;

1 beringela;

1 pimento amarelo;

4 colheres de sopa de azeite;

1/2 lata de tomate triturado;

1/2 copo de cerveja;

1 folha de louro;

2 dentes de alho;

Pimenta, sal, colorau e mistura de pimentas q.b.

 

Preparação:

Corte todos os legumes e o seitan em cubos e disponha num tabuleiro de ir ao forno.

Adicione os restantes ingredientes e envolva.

Leve ao forno pré-aquecido e retire quando estiver dourado.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s