Amigos · Férias · Jantar

Hummus

hummus

Durante as férias estive com amigos que já não via há algum tempo e que não sabiam que me tornei vegetariana. Acharam a minha mudança extraordinária e rapidamente me pediram para lhes fazer um jantar vegetariano.

Apesar de não ter os meus utensílios e os meus ingredientes (a despensa de uma casa de férias é, no meu caso, recheada com o básico do básico) fiquei muito feliz por lhes poder fazer uma refeição vegetariana e por terem curiosidade em experimentar.

Uma das entradas que fiz (e arrisquei largo, porque nunca tinha experimentado antes!) foi hummus.

Na verdade, este prato oriundo das arábias não é mais que um patê de grão-de-bico, mas apesar da sua simplicidade, foi um sucesso. Acompanhei com grissinos mas podem usar para barrar no pão, em tostas ou até para mergulharem uns dips de legumes

Por isso, já sabem! Quando tiverem visitas e não souberem o que cozinhar, apostem nesta entrada rápida e saborosa que vai entreter os vossos convidados enquanto pensam no prato principal.

  • Hummus
Ingredientes: (para uma tigela grande)

1 frasco de grão-de-bico cozido;

1 colher de sopa de alho em pó;

3 colheres de sopa de azeite;

sumo de 1 limão;

6 folhas largas de manjericão fresco;

1 colher de sopa de tahini (opcional);

sal q.b.

 

Escorra o grão-de-bico com a ajuda de um passador de rede e reserve parte da água.

Coloque todos os ingredientes num processador de alimentos ou copo de varinha mágica e triture até obter uma pasta homogénea e cremosa. Se necessário, adicione um pouco da água do grão-de-bico.

 

 

Deixe uma Resposta

