Lanche da manhã · Pré-treino

A Terapia dos Tachos

13461010_1140387445982316_1372429979_o

 

Ontem acabei de jantar “relativamente” cedo (se calhar para a maior parte do mundo estaria na hora da ceia…) e aproveitei para fazer uma receita que já tinha visto há uns dois meses e andava mortinha por fazer: Tartes de Pequeno-Almoço (Breakfast Granola Cups).

No post anterior falei-vos da minha necessidade de variar as refeições e há três dias que lanchava o mesmo. Já roçava na tortura. “Chega!” – pensei. “Aproveita que te despachaste cedo  e vai para o fogão divertir-te um bocadinho!”

Para mim, cozinhar tem-se tornado um crescente prazer. Quase que juro que há magia dentro do forno e dos tachos… às vezes magia negra (a avaliar pelo resultado final!), mas ainda assim magia! É, neste momento, a minha melhor terapia.

Comecei a juntar os ingredientes para a base das tartes e depressa me apercebi que tinha que fazer umas adaptações. A consistência não me parecia a melhor para moldar a base e as minhas formas pareciam muito pequenas para colocar yofu sem transbordar. Decidi adicionar coco ralado e em vez de yofu usar quark.

Eis que, nasceram as minhas Tarteletes de Quark e Frutos Vermelhos.

  • Tarteletes de Quark e Frutos Vermelhos
Ingredientes (rendeu-me 12 tarteletes)

2 bananas maduras

150 gr de flocos de aveia grossos

60 gr de xarope de agave/xarope de ácer

1 colher de sopa de baunilha

3 colheres de sopa de coco ralado

1 colher de chá de canela

1 pitada de sal

12 colheres de sopa de quark de soja

1 caneca de frutos vermelhos (eu usei congelados)

Preparação

Esmague as bananas com a ajuda de um garfo.

Junte o xarope de agave, a baunilha e a canela e envolva.

Adicione os flocos de aveia, o sal e o coco ralado e mexa até obter uma mistura homogénea.

Verta a massa para uma forma de cupcakes e com os dedos dê-lhe a forma de bases de tartes. (Se a forma não for muito anti-aderente unte previamente com óleo de coco, caso contrário serão difíceis de desenformar)

Leve ao forno a temperatura média e retire assim que começarem a dourar e a ficarem ligeiramente secas.

Adicione uma colher de sopa de quark de soja a cada uma das formas e decore com os frutos vermelhos.

2 thoughts on “A Terapia dos Tachos

Deixe uma Resposta

