Almoço

Fast Food Saudável

13432289_1566269760333916_1603709280333177168_n

Sempre fui amante de fast-food, confesso. Várias eram as vezes por semana que comia comida processada. Porque era rápido, prático e sabia bem.

Só quando comecei a interessar-me pelo mundo da alimentação, percebi o mal que faz este tipo de comida. Não só pelas Kcal que são ingeridas, mas pelo tipo de ingredientes que são utilizados: demasiado açúcar, demasiados conservantes, demasiados corantes e gorduras saturadas.

Existem vários tipos de hambúrgueres, chouriços e almôndegas vegetarianas nas prateleiras dos supermercados, mas o facto de serem vegetarianos e estarem à venda num espaço de “alimentação mais alternativa” não quer dizer que sejam saudáveis. Desenganem-se! É fast food na mesma. Estejam atentos ao rótulos. Vejam os ingredientes e a tabela nutricional. Se tiverem açúcar adicionado, corantes e conservantes (os famosos E) não comprem.

Em alternativa, costumo fazer os meus hambúrgueres. Faço logo uma meia dúzia e congelo. Assim, sempre que precisar de comida rápida, tenho uma opção saudável.

Deixo-vos a receita dos mais simples de fazer:

  • Hambúrgueres de Feijão Vermelho
Ingredientes (rendeu-me 6 hambúrgueres)

1 frasco de feijão vermelho cozido;

1 cebola média;

2 dentes de alho;

1 cenoura;

2 colheres de sopa de farinha de aveia;

açafrão, sal e pimenta q.b.

 

Preparação

Coloque os ingredientes, à exepção da farinha de aveia e das especiarias, na picadora ou processador de alimentos até obter uma massa homogénea. (Se o reservatório da picadora for pequeno, como é o caso da minha, triture os ingredientes individualmente e depois misture-os com a ajuda de uma colher-de-pau)

Numa taça verta a massa e adicione a farinha de aveia. A massa deverá ficar firme o suficiente para se moldar. Se necessário acrescente mais um pouco.

Tempere com as especiarias e molde os hambúrgueres com a ajuda de uma forma. (se não tiver forma de hambúrgueres, forme bolas com as mãos e depois achate-as)

Na altura de cozinhar os hambúrgueres, basta grelha-los numa sertã anti-aderente. Se preferir pode acrescentar um fio de azeite.

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s