Almoço

Fim-de-semana com mimo

13348924_1134198106601250_421005735_n

Este fim-de-semana tive a visita dos meus pais.

Sim, é verdade! Tenho 31 anos e ainda gosto do mimo da mãe e do pai. Não me considero uma pessoa mimada (associo sempre este adjectivo a caprichos e birras), mas sim uma pessoa com mimo. Na verdade gosto de mimo no geral. Do T., dos meus amigos, dos meus animais, dos meus pais…

Trouxeram-me batatas, limões e flores da aldeia,  fomos ao Museu Nacional Grão-Vasco ver uma visita guiada musicada, apresentei-lhes o tofu , o seitan e os iogurtes de soja, fiz hambúrgueres de feijão branco e caril com a minha mãe, levei o meu pai a um treino de CrossFit e ainda fomos jantar os 4 a um restaurante típico de Vitela de Lafões. (o amor pela família implica certas cedências!)

O jantar foi uma surpresa agradável. Pensei que fossem olhar para mim como se fosse um E.T., mas surpreendentemente fizeram gosto em preparar-me uma refeição do meu agrado. Quando sentirem dificuldades em escolher um prato num sítio destes, olhem bem para o menu do restaurante e confiram os ingredientes. Havia carne acompanhada com arroz de feijão e migas, tinham também grelos salteados como acompanhamento adicional e noutro prato de carne, um molho de cogumelos. Et Voilá: pedi grelos salteados com cogumelos, arroz de feijão e migas. Muito obrigada Taberna do Lavrador pela maravilhosa refeição que me prepararam.

Para o almoço de sábado fiz tofu fumado grelhado com beringela salteada. Deixo-vos a receita que é uma óptima forma de se iniciarem nas alternativas à carne e ao peixe.

  • Tofu fumado grelhado com beringela salteada
Ingredientes (deu-me para duas refeições)

250 gr de tofu fumado;

1 beringela;

azeite q.b.;

alho;

sumo de meio limão;

sal.

 

Preparação

Tempere o tofu com o sumo de limão, o sal e o alho e deixe marinar durante alguns instantes. (Se tiver oportunidade deixe-o a marinar umas horas para absorver melhor os sabores do tempero. No tofu fumado não é muito necessário pois já tem algum sabor, mas no tofu natural recomendo)

Numa frigideira anti-aderente verta o azeite e quando este estiver quente coloque o tofu partido em fatias. Vire assim que ficar dourado e retire quando ambos os lados estiverem grelhados.

Parta a beringela em fatias sem retirar a casca.

Adicione mais um pouco de azeite à frigideira e junte a beringela. Polvilhe com alho e sal. Retire quando a beringela estiver translúcida.

Sirva com puré de batata e salada.

Deixe uma Resposta

